O mundo bipolar (o das duas superpotências e da Guerra Fria) entrou em colapso na década de 80, principalmente entre 1989 e 1991. Com a crise do mundo socialista e o advento de novos polos ou centros econômicos mundiais, ingressou-se em um período que ficou conhecido como “Nova Ordem Mundial”. Sobre “Nova Ordem”, analise as assertivas a seguir:

I. A Nova Ordem Mundial ficou reconhecida, principalmente no âmbito econômico, como uma ordem unipolar, tendo os Estados Unidos como a grande potência de todo o planeta Terra.
II. A ascensão da União Europeia, o crescimento econômico chinês e a consolidação do desenvolvimento econômico e social do Japão marcaram esse novo momento geopolítico mundial. Pode-se, assim, afirmar que a Nova Ordem Mundial, economicamente falando, é uma ordem multipolar.
III. O século XXI começa marcado por características marcantes dessa Nova Ordem: um predomínio no âmbito militar dos Estados Unidos, sendo a grande e isolada potência desse setor e a ascensão da economia de países da Europa e da Ásia. Unindo estes pontos, o econômico e o militar, podese dizer que essa Nova Ordem Mundial chegou ao século XXI como uma ordem Unimultipolar.
IV. É possível afirmar hoje que a Nova Ordem Mundial seguiu sendo bipolar, apresentando, de um lado, a China e, do outro, a Rússia (a grande herdeira do poder geopolítico deixado pela antiga União Soviética).

Quais estão corretas?