O envelope nuclear está diretamente ligado ao extenso sistema de membranas intracelulares chamado retículo endoplasmático (RE), que se estende do núcleo ao citoplasma. Para satisfazer demandas funcionais diferentes, regiões distintas de retículo endoplasmático (RE) tornam-se altamente especializadas e diferentes tipos celulares podem, portanto, possuir caracteristicamente diversos tipos de membrana do RE. (ALBERTS, B et al. Biologia molecular da célula.2017)

A figura a seguir mostra, de maneira esquematizada, duas regiões do RE que podem ser observadas nas células eucarióticas.
Imagem associada para resolução da questão


Com relação à figura e às diferentes funções desempenhadas pelo RE, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Nos hepatócitos humanos, a região II possui enzimas responsáveis pelos processos de oxidação necessários à desintoxicação de várias substâncias, como álcool e certas drogas, antes de sua excreção pelo organismo.
( ) Nas células secretoras do ovário e do testículo, a região I encontra-se bem desenvolvida e participa da síntese de moléculas de esteroides.
( ) Em células musculares estriadas, a região II recebe o nome de retículo sarcoplasmático. Nessas células, o RE acumula íons cálcio e, quando uma célula do músculo é estimulada por um impulso nervoso, esses íons são liberados no citosol, promovendo a contração celular.

As afirmativas são, respectivamente,