Considere os dois excertos a seguir. Excerto 1 “Desenterraram-no cuidadosamente. Dádiva preciosa – único prêmio, únicos despojos opimos de tal guerra! – faziam-se mister os máximos resguardos para que senão desarticulasse ou deformasse, reduzindo-se a uma massa angulhenta de tecidos decompostos. Fotografaram-no depois. E lavrou-se uma ata rigorosa firmando a sua identidade: importava que o país se convencesse bem que estava, afinal, extinto aquele terribilíssimo antagonista. Restituíram-no à cova. Pensaram, porém, depois, em guardar sua cabeça tantas vezes maldita – e como fora malbaratar o tempo exumando-o de novo, uma faca jeitosamente brandida, naquela mesma atitude, cortoulha; e a face horrenda, empastada de escaras e de sânie, apareceu ainda uma vez ante aqueles triunfadores... Trouxeram depois para o litoral, onde deliravam multidões em festa, aquele crânio. Que a ciência dissesse a última palavra. Ali estavam, no relevo de circunvoluções expressivas, as linhas essenciais do crime e da loucura...”
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: (campanha de Canudos).2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, Imprensa Oficial do Estado, Arquivo do Estado,2001, p.780.
Excerto 2 “O sertão começa onde o Estado termina. Depois de Euclides da Cunha, tantos historiadores brasileiros se apaixonam por essa característica sertaneja tão presente nessa obra. Essa é também uma característica da terra mítica anunciada por Zaratustra, a terra onde há espaço para o homem florescer”. DE DECCA, Edgar S.; GNERRE, Maria Lucia A. Trauma e história na composição de Os sertões. IN: NASCIMENTO, José Leonardo do. Os sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos. São Paulo: Editora UNESP,2002, p.52.
Considerando-se o contexto histórico da Guerra de Canudos e ambos os excertos, analise as afirmativas abaixo.
I. Sobre o processo de escrita de Os sertões, pode-se dizer que há uma profunda identificação do autor brasileiro com o sertanejo, embora essa empatia não seja de fato assumida por Euclides da Cunha.
II. O Excerto 2 sugere que Euclides da Cunha descreve o sertão com seus referenciais descritivos e sua compreensão baseados em autores europeus como Nietzche e Victor Hugo.
III. O trecho “Ali estavam, no relevo de circunvoluções expressivas, as linhas essenciais do crime e da loucura” do Excerto 1 pode ser visto como uma forma de mostrar as consequências vistas por Euclides da Cunha com relação a outros modelos possíveis no interior da República.
Estão corretas as afirmativas: