Observe a imagem.


Gráfico 3

Chances Estimadas de Homens Brancos e Negros se Tornarem

Profissionais ou Administradores ao Invés de Trabalhadores Rurais

por Anos de Escolaridade

(Modelo 2 – Tabela 4), Brasil 1996

Imagem associada para resolução da questão


Anos de Escolaridade

Fonte: Elaboração do autor a partir dos modelos estimados com base nos

dados da PNAD 91996).


(RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Classe, raça e mobilidade social

no Brasil. Dados, v.49, p.833-873,2006).


No gráfico acima o sociólogo Carlos Antonio da Costa Ribeiro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil. A partir da análise do gráfico observe as afirmações a seguir:


I Ainda que com os mesmos anos de escolaridade, homens brancos têm maiores chances de tornarem-se profissionais ou administradores que homens negros.

II Considerando a diferença de chances para homens brancos e negros tornarem-se profissionais ou administradores ao final da trajetória escolar indica que o racismo estrutural possui grande peso na explicação do fenômeno.

III A comprovação de que homens negros e brancos podem alcançar o mesmo número de anos de escolaridade demonstra que o problema do racismo no Brasil não está relacionado a questões estruturais, e sim ao preconceito racial.


Sobre as afirmativas acima, apenas