Com relação aos antidepressivos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram, causam efeitos colaterais anticolinérgicos, sedativos e cardiovasculares com menor frequência, porém, possivelmente, apresentam maior incidência de queixas gastrintestinais, prejuízo do sono e disfunção sexual do que os antidepressivos tricíclicos (ADTs).
( ) No uso dos ISRS, a acatisia envolve sensação interna de inquietude e ansiedade, além do aumento da atividade motora, e é mais comum, em particular, durante a primeira semana de tratamento.
( ) No uso dos ISRS, uma preocupação é o risco de “síndrome serotoninérgica”, que se acredita ser resultado da hiperestimulação dos receptores 5-HT1A no tronco encefálico e que é caracterizada por mioclonia, agitação, cólicas abdominais, hipertermia, hipertensão arterial e, potencialmente, morte. Por esse motivo, os pacientes utilizando agonistas serotoninérgicos em combinação devem ser monitorados de perto.
( ) A fluoxetina e seu principal metabólito ativo, a norfluoxetina, têm uma meia-vida combinada de quase sete dias, resultando em uma demora de cinco semanas para que sejam alcançados os níveis em estado de equilíbrio e um período semelhante de demora para a excreção completa do fármaco após a sua interrupção.