Muito se fala da estética na arte, da qualidade estética, da estética da obra, da apreciação estética. Mas o que é estética? Estética e beleza são a mesma coisa? Já sabemos que não, estética e beleza não são a mesma coisa, pelo menos não no mundo da arte. Ou melhor, o conceito de beleza em arte é equivocado para a maioria da população. Mas o que seria então a apreciação estética?
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
( ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
( ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
( ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA: