“As artes, frequentemente associadas ao trabalho manual, foram também associadas à condição de escravos". Não é de se admirar, portanto, que uma arte como a dança, que trabalha direta e primordialmente com o corpo, tenha sido durante séculos ‘presa nos porões e escondida nas senzalas’: foi banida do convívio de outras disciplinas na escola, ou então atrelada ao tronco e chicoteada, até que alguma alma boa pudesse convencer ‘o feitor’ de sua ‘inocência’”. (MARQUES,1997, p.21)

Leia as assertivas abaixo sobre o papel da dança na escola:
I- Os trabalhos com dança devem seguir somente o propósito de trabalhar a coordenação motora e ter experiências concretas nas outras áreas do conhecimento.
II- Os processos de criação em dança acabam não se encaixando nos modelos tradicionais de educação que ainda são predominantes em nossas escolas que permanecem advogando por um ensino “garantido” (sabemos onde vamos chegar), conhecido (já temos experiências de muitos anos na área), determinado e pré-planejado (não haverá surpresas).
III- O papel da dança na escola é para relaxar, para soltar as emoções, expressar-se espontaneamente, conter a agressividade ou acalmar os(as) alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para se esquecer dos problemas e prevenir contra o stress.
IV- A escola pode, sim, dar parâmetros para sistematização e apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos da dança e, portanto, da sociedade. A escola teria, assim, o papel não de reproduzir, mas de instrumentalizar e de construir conhecimento em/através da dança com seus alunos(as), pois ela é forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social.

Está(ão) CORRETO(S):