A ética dos profissionais da saúde mental-principalmente do psicólogo clínico- com respeito a situações limite na clínica cotidiana. Por ser um ofício que exige certa distância e neutralidade referindo-se às questões envolvidas em cada caso em particular, os terapeutas devem abster-se de preconceitos, valores culturais e opções pessoais, para poder proporcionar uma assistência transparente e eficaz para com os seus clientes. Embora estejam treinados para trabalhar desta forma, é importante reconhecer que há questões que dificultam o trabalho pelo simples fato de tratar-se de uma relação entre dois seres humanos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A ética do profissional da saúde mental é de tamanha redundância que exige inexoravelmente de autonomia e responsabilidade em decisões práticas vinculadas a cada caso em particular. Isto é, autonomia para julgar a adequação de seu trabalho a um determinado caso e responsabilidade para consigo mesmo e com os clientes.
II. A ética dos profissionais da saúde mental- em especial para o psicólogo clínico-, há uma conjunção de variáveis complexas que quando não consideradas dificultam o proceder no exercício cotidiano. Estas podem ser subdivididas em internas e externas, no entanto, encontram-se diretamente relacionadas entre si.
III. A responsabilidade referente ao cuidado precisa ser uma variável constante para o trabalho em âmbito clínico, de forma que a intervenção a ser realizada vise por excelência: o bem estar do cliente e do profissional.
IV. Os valores e a ética dos profissionais estão intimamente vinculados e, por isso, é preciso refletir sobre a relação direta entre o ser e o dever. O profissional prudente encontra-se situado entre os princípios e as exigências, que não apenas devem ser correspondidas, mas que também acarretam consequências.