A origem do termo “antropologia” é grega, anthropos significa homem e logos estudo, ciência, isto é, estudo do homem. Além da antropologia outras ciências também estão interessadas no estudo dos seres humanos, como a biologia, a filosofia, a história, a psicologia, a sociologia, dentre outras. Então o que fazem os antropólogos de diferente? Que atribuições específicas os antropólogos assumiram no estudo do ser humano? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I.A antropologia tem focalizado as semelhanças e as diferenças entre os homens, ou seja, tem adotado um ponto de vista comparativo.
II.Concentrou ao longo do tempo as suas investigações sobre os povos chamados não-ocidentais (“primitivos”), espalhados nas mais remotas regiões do planeta, enquanto os outros estudiosos concentraram-se na análise dos povos ditos “civilizados”. Mas é cada vez maior o número de antropólogos pesquisando suas próprias comunidades e costumes atuais
III.A pesquisa antropológica abrange um período até bem antes da história escrita, visando esclarecer o máximo possível as origens e a evolução pré-alfabética do ser humano e seus costumes.
IV.Ao tratar destas vastas perspectivas de espaço e tempo, estuda a espécie humana de forma integral, ou seja, tanto sob suas características físicas (biológicas), como culturais e sociais.
V.A partir deste enfoque totalista, os antropólogos buscam generalizações sobre o homem e seu comportamento, analisadas em todas as suas dimensões. Colaboram fornecendo materiais a outros pesquisadores que possuem interesses mais especializados e servem-se também do conhecimento destes estudiosos.