Em agosto de 1988, a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, aprovou a norma que dispõe sobre as diretrizes básicas de radioproteção, em substituição à NBPR de 1973, que se fundamenta no conceito de detrimento introduzido pela ICRP-26, ou seja, no fato de que qualquer dose, por menor que seja, está associada à probabilidade de ocorrência de danos (efeitos estocásticos) e adota três princípios básicos; analise-os.

I. “____________: as exposições devem ser tão reduzidas quanto razoavelmente exequível (ALARA – As Low As Reasonably Achievable), considerando fatores sociais e econômicos.”

II. “____________: qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a outras alternativas e produzir um benefício líquido para a sociedade.”

III. “_____________: doses individuais de trabalhadores e indivíduos do público não deverão exceder os limites anuais de dose estabelecidos pela CNEN, em particular,50 mSv (5 rem) para trabalhadores e 1 mSv (100 rem) para o indivíduo do público.”

Assinale a alternativa que apresenta os princípios que completam corretamente e sequencialmente as afirmativas anteriores.