“Até o momento, diferentes trabalhos vêm sublinhando a existência de um conjunto de mecanismos de ações próprios das psicoterapias. Numerosas observações clínicas revelam, sem dúvida, a presença de um complexo entre cruzamento de influências de mudança. Contudo, permanece a impressão de que saber que atuam nas psicoterapias múltiplos mecanismos de ação é apenas a primeira abordagem; constitui um conhecimento vago, insuficiente, alude a uma conjunção sem dar ideia de sua organização.” (Héctor Juan Fiorini. Pág.85.)
Em relação ao conjunto de influência de mudanças nas psicoterapias, existem alguns eixos de fundamental importância neste processo; analise-os.
I. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares sobre os quais se constrói um sistema de influências de mudanças. Esses pilares constituem uma espécie de tripé de sustentação do processo. II. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia objetivam produzir no paciente uma ativação de suas funções egoicas, por meio das quais se torne possível elaborar de modo focalizado a problemática inserida numa situação vital específica, com base no direcionamento, no estímulo e nas realizações simbólicas do vínculo vivido numa relação de trabalho personificada com o terapeuta, com a correlativa ativação das funções egoicas. III. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares, sendo o foco, a ativação de funções egoicas do (paciente e do terapeuta) e o processo terapêutico. Esses três pilares atuam instalando uma estrutura de tensões ativadoras recíproca: é necessário um ego ativado para focalizar a tarefa, caso contrário esta se difunde sem limites.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)