A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que candidatos com as características desejadas ingressem na organização. Assim sendo, a seleção pode ser definida como um processo de escolher os melhores candidatos para preenchimento dos cargos disponíveis dentro de uma empresa. Portanto, existem modelos de escolha de candidatos para contratação, baseados na quantidade de vagas de cargos disponíveis e de interessados nessa vaga (CHIAVENATO, 2010). Sendo assim, relacione o modelo da Coluna 1 com a sua característica na Coluna 2.


Coluna 1

1. Modelo de Colocação.

2. Modelo de Seleção.

3. Modelo de Classificação.

4. Modelo de Agregação de Valor.


Coluna 2

( ) Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.

( ) Há diversos candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. Se aprovado, o candidato deve ser admitido, se reprovado deve ser excluído do processo seletivo.

( ) Diversos candidatos oferecem diversas competências que possam interessar à organização. Se as competências individuais do candidato interessarem à empresa, ele é contratado. Se não interessarem, é rejeitado.

( ) Existem diversos candidatos para cada vaga e diversas vagas para cada candidato. Se aprovado, o candidato é admitido. Se rejeitado, passa a concorrer para os outros cargos disponíveis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: