Cerca de 275 bilhões bilhões de dólares das reservas foram destinados a nações emergentes e em desenvolvimento. Georgieva pediu aos países que não precisam da ajuda que a repassem para os programas de combate à pobreza do organismo.Em seu discurso desta terça-feira, a diretora do FMI destacou que a recuperação global corre o risco de desvio.Ela disse que Estados Unidos e China, as duas maiores potências mundiais, continuam a impulsionar o crescimento. E algumas economias avançadas, incluindo as europeias, continuam ganhando força."Porém, em muitos outros países, o crescimento continua piorando, prejudicado por um acesso reduzido às vacinas e uma resposta política limitada, especialmente em algumas nações de baixa renda", explicou Georgieva, acrescentando que este fenômeno "está se tornando mais persistente".
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/10/4953514-fmi-inflacao-e-desigualdade-prejudicam-a-recuperacao-da-economia-mundial.html)
Segundo o texto e as tendências econômicas atuais nos países menos desenvolvidos (inclusive no Brasil), os principais desafios são a(o)(s)