Alcachofra 
  Iguaria exótica utilizada por muitos chefes de cozinha,  a hortaliça, que cresce bem em regiões de clima ameno, está se tornando popular entre os brasileiros. 
  A temperatura e a umidade que durante o ano prevalecem em São Roque, no interior do Estado de São Paulo, formam as condições climáticas ideais para a cidade ser um polo produtor de alcachofra no país. Vivem da remuneração obtida do cultivo da hortaliça muitos agricultores moradores do município e arredores, pois a produção tem boa rentabilidade na comercialização. 
  Plantada inicialmente em hortas caseiras por italianos, portugueses e espanhóis, que trouxeram a cultura para a região brasileira entre o fim do século XIX e começo do XX, a alcachofra foi submetida pelos próprios imigrantes europeus a um processo de melhoramento. A seleção resultou no desenvolvimento da cultivar roxa-de-são-roque,  uma das principais variedades do vegetal — que conta com apreciadores cativos. 
  O consumo da alcachofra também vem crescendo entre os brasileiros com o aumento do interesse da população por uma gastronomia mais requintada. Flor imatura da mesma família (Asteraceae) das margaridas e dos girassóis, tem a base e as pétalas carnudas presentes na elaboração de cardápios de muitos chefs. As partes comestíveis da hortaliça podem ser saboreadas cruas,  cozidas ou em conserva. 
  Com a perspectiva de popularização da alcachofra,  seu cultivo é visto como uma oportunidade de investimento para produtores de diferentes locais do país onde predomina o clima ameno. Não é preciso ter experiência, já que a planta não é difícil de ser cultivada. Outra vantagem da hortaliça é ser perene, o que permite ser produzida por vários anos seguidos. 
  Além de ser considerada uma iguaria exótica, a alcachofra contém em suas folhas e sementes a cinarina,  uma substância com uso na medicina popular para complementar o tratamento de diversas doenças, entre elas gota, diabetes, anemia, reumatismo e problemas urinários. Por ter baixo valor calórico e ajudar no processo de digestão,  a hortaliça é usada em dietas alimentares para a perda de peso. 
 Dotada de vários antioxidantes, que agem contra a ação de radicais livres causadores do envelhecimento precoce, a alcachofra é um estimulante do aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado.  
  Também é rica em vitaminas C, A e do complexo B. Planta herbácea originária da região do Mar Mediterrâneo,  pode atingir entre 1,5 e 1,8 metro de altura e de 2 a 2,5 metros de diâmetro. 
Revista Globo Rural