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Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Em “As placas de “entupimento” são formadas [...] por colesterol, e o acúmulo delas [...]” (Texto 1), “delas” pode ser substituída por “das mesmas” para preservar uma função anafórica, de modo a retomar “placas de entupimento”.
II. Em “[...] englobam um grupo de distúrbios [...] que podem afetar o funcionamento do coração [...]” (Texto 1), “que”, conjunção subordinativa consecutiva, liga a oração principal (englobam um grupo de distúrbios) à subordinada adverbial consecutiva (podem afetar o funcionamento do cérebro).
III. Em “Os principais sintomas do infarto são: [...]” (Texto 1), se houver o acréscimo da expressão “estes” antes do sinal de dois-pontos, a função catafórica em contexto de escrita será preservada.
IV. Em “Quanto maior o consumo médio de álcool [...]” (Texto 2), se houver o acréscimo do verbo “for” após “maior”, o sentido de gradação evidenciado pela conjunção subordinativa proporcional “Quanto” ficará comprometido.
I. Em “As placas de “entupimento” são formadas [...] por colesterol, e o acúmulo delas [...]” (Texto 1), “delas” pode ser substituída por “das mesmas” para preservar uma função anafórica, de modo a retomar “placas de entupimento”.
II. Em “[...] englobam um grupo de distúrbios [...] que podem afetar o funcionamento do coração [...]” (Texto 1), “que”, conjunção subordinativa consecutiva, liga a oração principal (englobam um grupo de distúrbios) à subordinada adverbial consecutiva (podem afetar o funcionamento do cérebro).
III. Em “Os principais sintomas do infarto são: [...]” (Texto 1), se houver o acréscimo da expressão “estes” antes do sinal de dois-pontos, a função catafórica em contexto de escrita será preservada.
IV. Em “Quanto maior o consumo médio de álcool [...]” (Texto 2), se houver o acréscimo do verbo “for” após “maior”, o sentido de gradação evidenciado pela conjunção subordinativa proporcional “Quanto” ficará comprometido.