Leia o Texto 1 para responder à questão.
Texto 1
Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de Melhor Atriz
Ela é a primeira brasileira a receber a estatueta, considerada uma prévia do Oscar. ‘Ainda estou aqui’ concorria a Melhor Filme de Língua Estrangeira, que premiou ‘Emília Pérez’
A brasileira Fernanda Torres levou, neste domingo (05/01/25), o Globo de Ouro de Melhor Atriz por sua atuação em “Ainda estou aqui”. Com isso, ela se tornou a primeira brasileira a faturar a estatueta que é considerada uma prévia do Oscar, o principal prêmio da indústria do cinema.
Torres dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu na mesma categoria em 1999 por sua atuação em “Central do Brasil”.
- “Isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida” - Fernanda Torres em discurso ao receber o Globo de Ouro de melhor atriz neste domingo (5).
“Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles, concorria ao prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira, que acabou vencido pelo musical “Emília Pérez”. A produção francesa, ambientada no México, tem sido criticada por abordar a cultura mexicana e mulheres transgênero de maneira estereotipada.
O longa brasileiro se baseia no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva e conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, interpretada por Fernanda Torres, em busca do paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado federal sequestrado, torturado e morto por agentes da ditadura militar em 1971.
“Ainda estou aqui” já levou mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas e é a maior bilheteria brasileira do pós-pandemia. O filme recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e é o candidato brasileiro ao Oscar. Fernanda Torres também é cotada a disputar a estatueta. Os indicados serão conhecidos em 17 de janeiro, como registrou o jornal O Globo.
Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/extra/2025/01/06/fernandatorres-globo-de-ouro>. Acesso em: 11 jan.2025. [Adaptado].
Na frase “´Ainda estou aqui´ já levou mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas e é a maior bilheteria brasileira do pós-pandemia.”, a coordenação entre orações revela o sucesso do filme de Fernanda Torres por