A replicação do DNA é um processo essencial para a perpetuação da informação genética. Embora os princípios gerais desse processo sejam conservados em todos os organismos, existem diferenças significativas entre procariontes e eucariontes relacionadas à estrutura genômica, à complexidade celular e à maquinaria enzimática envolvida. Sobre biologia molecular, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tanto em procariontes quanto em eucariontes, a replicação do DNA é semiconservativa e iniciada por primers de RNA sintetizados por uma primase (RNA polimerase), que são posteriormente removidos e substituídos por DNA.

( ) Enquanto os procariontes possuem uma única origem de replicação por cromossomo circular, os eucariontes apresentam múltiplas origens de replicação ao longo de seus cromossomos lineares.

( ) A enzima helicase atua separando as fitas de DNA em ambas as células, e a topoisomerase atua removendo a supertorção; porém, essas enzimas são exclusivas de procariontes, dada a estrutura circular do seu DNA.

( ) Em procariontes, a replicação na dupla hélice ocorre de forma contínua e bidirecional ao redor do cromossomo circular; já em eucariontes, há síntese contínua na fita principal e descontínua na fita molde oposta, gerando os fragmentos de Okazaki.

( ) Apenas os eucariontes requerem a ação da telomerase, que impede a perda de informações genômicas após cada rodada de replicação do DNA, pois os cromossomos lineares apresentam extremidades que não podem ser totalmente replicadas pela DNA polimerase.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: