Marcadores moleculares são sequências de DNA que apresentam polimorfismos entre indivíduos geneticamente relacionados. Esses marcadores foram responsáveis pelo desenvolvimento dos primeiros mapas genéticos de muitas espécies que cultivamos, além da descoberta de genes e de inúmeros estudos de diversidade genética. Além disso, eles são amplamente utilizados para estudo populacional, mapeamento e análises de similaridade, filogenia, diagnósticos de doenças genéticas, testes de paternidade, entre outras tantas aplicações. O desenvolvimento de marcadores moleculares para a detecção de polimorfismos de DNA tem revolucionado a genética molecular. Considerando a ampla caracterização dos marcadores genéticos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os marcadores genéticos às suas definições.

Coluna 1

1. SSR. 2. SNP. 3. RFLP. 4. AFLP.

Coluna 2

( ) Podem ser causados por mudanças de pares de bases, rearranjo de DNA, inserção e/ou deleção ou diversidade natural na sequência de nucleotídeos entre ou dentro de populações.
( ) Constituem um dos mais recentes marcadores de DNA e combinam a digestão enzimática com amplificação seletiva por PCR (semelhante ao RAPD).
( ) Consistem em pequenas sequências com 1 a 6 nucleotídeos de comprimento, repetidas em tandem.
( ) Variação em um único par de bases do nosso cromossomo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: