Leia o texto a seguir publicado no veículo jornalístico online JOTA.
OAB-RJ lança censo para mapear perfil da advocacia fluminense.
'Não podemos apenas imaginar que sabemos o que a advocacia precisa, temos que ouvir a classe', diz presidente da OAB-RJ
Redação JOTA 11/07/2025 12:25 São Paulo
A seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) lançou, durante um evento nesta quinta-feira (10/7), o censo 'Eu existo para a OAB-RJ', uma iniciativa com o objetivo de promover um mapeamento detalhado do perfil da advocacia fluminense. Dentre os pontos abordados pela pesquisa, estão questões de identidade de gênero, raça, orientação sexual e idade, entre outros indicadores sociais. O questionário está disponível no site da OAB-RJ.
A partir dos dados coletados no questionário, a OAB-RJ afirma que irá desenvolver ações mais efetivas, justas e inclusivas para fortalecer a atuação profissional e institucional dos advogados em todo o estado do Rio de Janeiro.
“Não podemos apenas imaginar que sabemos o que a advocacia precisa, temos que ouvir a classe, os pleitos de cada advogado e advogada para que possamos traçar iniciativas que atendam a essas necessidades”, afirma Ana Tereza Basilio, presidente da OAB-RJ.
O projeto foi idealizado por Mônica Alexandre, vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia (Caarj), como resultado de um trabalho conjunto de diretorias e comissões da seccional. "Nosso objetivo é estabelecer uma radiografia real da advocacia do Rio de Janeiro, a fim de criar políticas institucionais e, especialmente, participarmos dos projetos de governo para implementação de políticas públicas", destacou.

Com base na classificação proposta por Marques de Melo, sobre os gêneros jornalísticos, o texto se enquadra no gênero