A incineração é uma ferramenta importante para a gestão de resíduos, seja em áreas urbanas, industriais ou hospitalares, onde o espaço é limitado e a geração de resíduos é alta. Além disso, a utilização de incineradores aplicados na recuperação de energia contribui para a produção de energia limpa e renovável.

Em relação à incineração dos resíduos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Apesar da incineração dos resíduos sólidos não ter uma redução substancial do volume de material, as cinzas são coletadas no fundo do incinerador e depois descartadas.
II. A incineração de resíduos contendo substâncias tóxicas ou perigosas está associada, também, à eliminação do perigo tóxico e à contaminação associada ao material. Em algumas queimas desses resíduos, são geradas cinzas contendo altas concentrações de metais pesados que são motivo de preocupação ambiental.
III. Alguns incineradores funcionam em duas etapas, nas quais os resíduos são colocados em uma câmara principal e queimados a uma temperatura maior que 800 °C, e os gases e os materiais particulados gerados vão para câmaras de combustão secundárias ou pós-combustores, podendo atingir cerca de 1.450 °C para garantir a completa destruição de resíduos perigosos.

Está correto o que se afirma em