A Base Nacional Comum Curricular publicada pelo MEC em 2017, em seu item 4.1.1 (p.67) que abre a descrição do componente de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, diz que:
“O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (BRASIL,1998, p.20).
Diante desta afirmação, podemos concluir que nas aulas de língua portuguesa que atenderem às recomendações apresentadas no documento, a unidade de trabalho a ser considerada no desenvolvimento das habilidades previstas para o componente curricular de Língua Portuguesa será