mostrar texto associado
A palavra por que pode ser usada em várias situações comunicativas e sua grafia se altera conforme a situação, a exemplo de E eu nunca entendia porque o sujeito com um par de besta (o animal, claro), significava que era todo valentão e Aqui, no caso, nunca entendi o porquê da besta. Sobre usos dessa palavra no exemplo dado em cada parênteses, marque V para os verdadeiros e F para os falsos.

( ) Os candidatos não foram eleitos porque não tinham boas propostas de governo. → Expressa sentido de causa, podendo ser substituído por pois e visto que.
( ) O candidato afirmou que já percebeu o motivo por que não conseguiu se reeleger.→ Constitui elemento de ligação entre duas orações, estabelecendo relação com um termo antecedente.
( ) Aquele candidato não se elegeu por quê? → Tem caráter interrogativo, indicando ênfase em uma pergunta que é fruto de indignação, não se diferenciando a grafia se no início ou final da frase.
( ) Esses candidatos não sabem o porquê de não terem sido eleitos. → Indica sentido de explicação, podendo ser substituído por já que e pelo que.

Assinale a sequência correta.
Visualizar Questão Comentada