O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Cientistas detectam acontecimento sem precedentes no Golfo do Panamá
Cientistas detectaram um acontecimento inédito no Golfo do Panamá, que desafiou as estatísticas obtidas nos últimos 40 anos sobre o comportamento dos mares na região.
A ressurgência sazonal, que acontece tipicamente entre janeiro e abril, não pôde ser observada em 2025, alertando os pesquisadores do Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) sobre as alterações no clima do golfo.
Em um estudo publicado no início de setembro, os pesquisadores detalharam os dados obtidos nesse período e mostraram que as quedas típicas de temperatura e os picos de produtividade durante essa época do ano foram reduzidos neste ano.
O sistema de ressurgência sazonal no Golfo do Panamá permite que águas frias e ricas em nutrientes das profundezas do oceano subam à superfície, sendo de extrema importância para a pesca, além de ajudar a proteger os recifes de corais do estresse térmico.
É graças a fenômeno que as praias do Pacífico do Panamá continuam frescas mesmo durante o verão.
As análises permitiram que os cientistas do STRI identificassem que a causa da ressurgência não ter acontecido neste ano foi a redução significativa nos padrões de vento no país. No artigo, eles explicitam como as alterações climáticas podem afetar os processos oceânicos.
Como resultado, a falta do fenômeno pode ter reduzido a produtividade pesqueira e causado um estresse térmico exacerbado nos corais, que se beneficiam do resfriamento da ressurgência.
https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cientistas-detectam-acontecim ento-sem-precedentes-no-golfo-do-panama/
As investigações científicas frequentemente revelam fenômenos que colocam em dúvida dados consolidados, exigindo novas interpretações. No caso do estudo desenvolvido no Golfo do Panamá, percebe-se que uma alteração inesperada desestabilizou o padrão climático e biológico da região. Considerando as informações fornecidas no texto, qual foi a constatação dos pesquisadores?