Concurso:
                Prefeitura de Catalão - GO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Psicologia                    
                  
                  
                
              
                 Segundo Bussinger, Silva, Araújo e Santos (2020),  em relação à atuação do Psicólogo enquanto Psicólogo Escolar, avalie as assertivas.  
 
I. A Psicologia Escolar pode configurar-se como importante campo científico capaz de contribuir com a formação de professores, em gêneros e sexualidades, acionando, pelo saber da Psicologia, valores, preconceitos e experiências que reposicionem o docente como sujeito e não como instrumento acrítico e passivo da realidade em que vive (Gesser et. al.,2012).
II. É necessário que se compreenda a organização escolar a partir de sua dinâmica institucional, das relações sociais estabelecidas e dos preconceitos engendrados em seu cotidiano. Para intervir no âmbito escolar, é preciso tomá-la como processo, ou seja, em permanente construção e reconstrução, considerando o jogo de forças políticas, históricas, sociais e econômicas que a constituem (Machado, & Souza,2004).
III. Quando se consideram as dimensões de gêneros e sexualidades, na Psicologia, é importante dizer que tanto a Psicologia Escolar como o gênero e a sexualidade nunca foram devidamente tratados como presenças pertinentes ao currículo base da Psicologia (Paula,2016). IV. O movimento denominado Escola Sem Partido atua minimizando toda e qualquer expressão de diferenças, no seio da escola, junto aos docentes, alunos e familiares e melhorando o sistema de medicalização e judicialização dos processos educacionais (Viegas, & Goldstein, 2017).
 
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
    I. A Psicologia Escolar pode configurar-se como importante campo científico capaz de contribuir com a formação de professores, em gêneros e sexualidades, acionando, pelo saber da Psicologia, valores, preconceitos e experiências que reposicionem o docente como sujeito e não como instrumento acrítico e passivo da realidade em que vive (Gesser et. al.,2012).
II. É necessário que se compreenda a organização escolar a partir de sua dinâmica institucional, das relações sociais estabelecidas e dos preconceitos engendrados em seu cotidiano. Para intervir no âmbito escolar, é preciso tomá-la como processo, ou seja, em permanente construção e reconstrução, considerando o jogo de forças políticas, históricas, sociais e econômicas que a constituem (Machado, & Souza,2004).
III. Quando se consideram as dimensões de gêneros e sexualidades, na Psicologia, é importante dizer que tanto a Psicologia Escolar como o gênero e a sexualidade nunca foram devidamente tratados como presenças pertinentes ao currículo base da Psicologia (Paula,2016). IV. O movimento denominado Escola Sem Partido atua minimizando toda e qualquer expressão de diferenças, no seio da escola, junto aos docentes, alunos e familiares e melhorando o sistema de medicalização e judicialização dos processos educacionais (Viegas, & Goldstein, 2017).
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