“A Deficiência de Vitamina A é uma das principais carências nutricionais no Brasil, atingindo 11,8% das crianças menores de cinco anos da região Centro-Oeste”. Fonte: SILVA, Lara Lívia Santos da. Estado Nutricional de Vitamina A em crianças de Unidades Básicas de Saúde de Goiânia-GO.2014.91 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Saúde) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

Considerando a relação entre a hipovitaminose A e as possibilidades de atuação do nutricionista para contribuir para redução do problema, avalie as assertivas.

I. Em todas as áreas de atuação do nutricionista, é necessário conhecer os alimentos fontes de vitamina A, para que ocorra a educação alimentar e nutricional com o público infantil e seus responsáveis, estimulando o consumo alimentar de abóbora, cenoura, brócolis, couve-manteiga, almeirão, além de ovos, fígado, leite integral e queijos.
II. Na área de Nutrição Clínica, é necessário um bom diagnóstico nutricional, analisando a presença de sintomas clínicos de deficiência da vitamina A como olhos secos, cegueira noturna, alterações dermatológicas e manchas de Bitot.
III. Na área de Nutrição no Ensino, Pesquisa e Extensão, é possível que o nutricionista realize estudos populacionais com indicadores clínicos, bioquímicos e dietéticos, analisando sintomas, níveis plasmáticos da vitamina A, além de analisar o consumo dessa vitamina por populações.
IV. Na área de Nutrição em Saúde Coletiva, subárea de Atenção Básica à Saúde, o nutricionista pode gerir ações de alimentação e nutrição, estimulando a amamentação, pois a principal fonte de vitamina A para crianças menores de 1 ano é o leite humano.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.