As bandas musicais civis brasileiras que nasceram no século XIX receberam diversas denominações, como Lyra, Euterpe e outras. Na Bahia, o termo Filarmônica ficou tão enraizado que se tornou sinônimo de banda musical. Esses termos, citados normalmente, são utilizados para denominar os grupos tradicionais compostos por metais, madeiras e percussão que ficaram conhecidos por sua forte presença nos coretos de nossas praças, ao longo dos séculos XIX e XX. Além disso, esses grupos sempre tiveram uma função importante de entretenimento do povo, assim como a de participação nos rituais religiosos e cívicos.

ALVES DA SILVA, L. E.; PINTO, M. T. de P.; SOUZA, D. P. de. Manual do Mestre de Banda de Música. Rio de Janeiro: Walprint, 2018. p.160 (Adaptado).


Considerando a ideia de banda musical apresentada no texto, avalie as assertivas

I. A flauta transversal e o clarinete são instrumentos característicos das bandas musicais, sendo a flauta um instrumento da família dos metais e o clarinete, da família das madeiras.
II. Dobrados, polcas e maxixes são gêneros musicais característicos do repertório das bandas musicais. As apresentações podem ocorrer com os músicos de pé, em deslocamento ou sentados.
III. A principal característica da banda musical é a presença de instrumentos como fagote, oboé e violoncelo. Isso permite que a banda execute obras para orquestra sinfônica, porém as apresentações devem acontecer, exclusivamente, em formato de concerto e com todos os músicos sentados.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.