Leia o texto a seguir:
Gestora com participação no NYT quer aumento do uso de IA para impulsionar lucro do jornal
Crystal Tse
Os investidores que lideraram uma campanha ativista de alto perfil no New York Times há três anos agora adquiriram uma participação na empresa de mídia por meio de uma nova gestora.
A Fivespan Partners, firma de investimento ativista fundada no ano passado por Dylan Haggart e Sarah Coyne, construiu uma posição no Times e está pressionando a companhia a usar inteligência artificial para expandir sua base de assinantes, segundo carta a investidores da Fivespan vista pela Bloomberg. A dupla havia liderado o investimento da ValueAct Capital Management no Times antes de deixar a gestora para abrir a Fivespan.
"A IA é um claro vento favorável para o New York Times — nosso trabalho mostra que ela pode mais do que dobrar o potencial de receita e lucro de longo prazo da companhia: acelerando o crescimento ao alcançar públicos mais amplos, convertendo mais leitores em assinantes pagantes e destravando novas e lucrativas fontes de lucro", disse a Fivespan na carta.
De acordo com a gestora, o Times poderia usar IA para ampliar seu alcance internacional com traduções de texto e áudio de baixo custo, além de desenvolver "paywalls dinâmicos e preços otimizados". Ofertas de vídeo baratas também poderiam aumentar a receita por usuário.
A Fivespan tem mantido conversas privadas com a companhia, segundo pessoas a par do assunto que pediram anonimato porque os detalhes não são públicos. O tamanho da participação da Fivespan não foi confirmado.
Um porta-voz da Fivespan, com sede em San Francisco, se recusou a comentar. O Times também não respondeu de imediato a pedidos de comentário.
Na época em que construiu sua posição no Times, a ValueAct disse que a empresa poderia ampliar as vendas digitais ao lançar de forma agressiva pacotes exclusivos para assinantes de pacotes de jogos e receitas culinárias, que acabaram se mostrando um sucesso.
"Hoje, acreditamos que a IA representa uma oportunidade de transformação semelhante, que merece o mesmo nível de compromisso e execução", argumentou a Fivespan.
Embora esses pacotes já respondam por mais da metade dos assinantes digitais do Times, a melhora nos lucros e no crescimento "segue subestimada", acrescentou a gestora.
O Times teria uma "oportunidade comparável" à da Netflix e do Spotify, vistas como beneficiárias da IA e que são negociadas a preços maiores devido ao "potencial de crescimento e à dominância de mercado", segundo a Fivespan.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/08/gestora-com-participacao no-nyt-quer-aumento-do-uso-de-ia-para-impulsionar-lucro-do-jornal.shtml. Excerto. Acesso em 28/08/2025
“A Fivespan Partners, firma de investimento ativista fundada no ano passado por Dylan Haggart e Sarah Coyne, construiu uma posição no Times [...]” (2º parágrafo). Nesse trecho, a palavra em destaque pode ser classificada como: