A Resolução CONTRAN nº 236 de 2007 apresenta informações sobre o sistema viário, incluindo a ciclofaixa, tópico dessa questão. Na ciclofaixa, parte da pista de rolamento é destinada à circulação exclusiva de bicicletas. A ciclofaixa é uma estratégia de compartilhamento de vias que tem forte conexão com as soluções do desenho urbano e contribui diretamente para a mobilidade. Portanto, requer dimensionamento e sinalizações específicas com vistas a manter a segurança do ciclista. A Lei nº 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) estabelece o ciclista em 2° lugar em prioridade no uso das vias, logo após o pedestre. Em 3° está o transporte de uso coletivo, o que implica em soluções de desenho urbano cujo compromisso está com as normas vigentes.
Em relação a este tópico, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O desenho urbano está relacionado à qualidade da ciclofaixa. O desenho urbano eficaz prevê uma rede cicloviária conectada, que liga bairros residenciais a centros de trabalho, escolas, parques, áreas comerciais e estações de transporte público.
( ) A ciclofaixa deve ter sentido único e respeitar a largura entre 1,50 m e 2,00 m, sendo recomendada sua locação na lateral da pista, assim como a integração da ciclofaixa com outros modais de transporte.
( ) Na via, a marcação da ciclofaixa é definida por uma linha tracejada, a cor da linha ou do preenchimento da faixa é vermelha para contraste visual. Cores, texturas e contrastes são importantes estratégias para o desenho urbano. Podem ser aplicados tachões contendo elementos retrorrefletivos para separar a ciclofaixa do restante da pista de rolamento, visando aumentar a segurança.

As afirmativas são, respectivamente,