As medidas de moderação de tráfego, ou estratégias para implantação de "áreas de trânsito calmo', são fundamentais para melhorar a segurança viária e tem por objetivo reduzir a velocidade dos veículos motorizados em uma área definida, a fim de melhorar a segurança das pessoas que caminham, pedalam ou usam veículos de micromobilidade, transporte público, motocicleta ou carro" (WRI BRASIL, p.13).
Com relação a essas medidas e estratégias, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Além da redução de velocidade de veículos motorizados, as estratégias de moderação de tráfego também contribuem para o aumento de atividade física da população (em função da maior facilidade nos meios ativos de transporte); melhor qualidade de vida (por meio da redução do tráfego e da poluição sonora); desenvolvimento econômico (por fomentar ambientes mais seguros e mais convidativos para os pedestres, o que os incentiva a permanecer, socializar e utilizar o comércio local).
( ) Dentre as estratégias de desenho urbano, encontram-se a travessia elevada, ponto de ônibus flutuante, extensões de meio fio, pavimentação diferenciada e semáforos da intersecção.
( ) As estratégias de moderação de tráfego têm como foco áreas em perímetros urbanos consolidados, desenhadas para velocidades de 40 km/h ou menos, e com intervenções físicas para controlar a velocidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação a essas medidas e estratégias, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Além da redução de velocidade de veículos motorizados, as estratégias de moderação de tráfego também contribuem para o aumento de atividade física da população (em função da maior facilidade nos meios ativos de transporte); melhor qualidade de vida (por meio da redução do tráfego e da poluição sonora); desenvolvimento econômico (por fomentar ambientes mais seguros e mais convidativos para os pedestres, o que os incentiva a permanecer, socializar e utilizar o comércio local).
( ) Dentre as estratégias de desenho urbano, encontram-se a travessia elevada, ponto de ônibus flutuante, extensões de meio fio, pavimentação diferenciada e semáforos da intersecção.
( ) As estratégias de moderação de tráfego têm como foco áreas em perímetros urbanos consolidados, desenhadas para velocidades de 40 km/h ou menos, e com intervenções físicas para controlar a velocidade.
As afirmativas são, respectivamente,