Lancaster (1996), em “Avaliação de serviços de bibliotecas”, afirma que, para medir a qualidade dos serviços das bibliotecas, é preciso avaliar, ou seja, reunir dados úteis para atividades destinadas a solucionar problemas ou tomar decisões. E ao considerar a biblioteca como uma interface entre os recursos de informação disponíveis e a comunidade de usuários a ser servida, a avaliação deve medir o êxito. Sobre o assunto, analise as afirmações abaixo:

1. Uma maneira pouco diferente de se considerar a avaliação é em termos de malogro, custos, eficiência e benefícios.

2. A eficácia se relaciona com os produtos, e o critério geral de eficiência é a proporção de demandas de usuários que são satisfeitas. Os benefícios do sistema são realmente os resultados desejados. Os custos são bastante concretos, desde que se cogite apenas em termos monetários.

3. O tempo que se gasta usando os serviços de informação não tem custo, pois o tempo do usuário é gratuito, se considerarmos o contexto amplo da sociedade como um todo.

4. Uma das razões para avaliar o serviço de informação é simplesmente a de justificar a sua existência. Um estudo para justificar a existência constitui de fato, uma análise dos benefícios do serviço ou uma análise da relação entre os benefícios e o custo.

5. Outra razão para avaliação é identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço, visando a elevar o nível de desempenho no futuro.



O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: