As bibliotecas setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) integram um sistema chamado SBUFRGS. Aleph é o software de automação utilizado para gerenciar a catalogação, circulação, aquisição, além da disponibilização de catálogo online. Esse sistema adota padrões e normas internacionais como, por exemplo, Marc21 e ISO 2709. Para registros bibliográficos de forma coerente, padronizada e interoperável, o nível descritivo segue o Código de Catalogação Anglo-americano. Analise as afirmações abaixo de acordo com Ribeiro (2004) sobre as regras gerais para descrição de recursos bibliográficos.

1. Título principal muito longo pode ser abreviado por meio de reticências, desde que sejam conservadas as cinco primeiras palavras, excluindo o título alternativo, sem comprometer a sua identificação.

2. Se uma fonte principal de informação apresenta tanto um título coletivo como os títulos de obras individuais, transcreva o título coletivo com o título principal e os títulos das obras individuais em nota de conteúdo.

3. Incorreções ou palavra com grafia errada devem ser transcritas como aparecem no item. Antes da palavra incorreta acrescente [sic] ou abreviatura [i.e.] seguido da correção entre colchetes. Devendo ser colocadas entre colchetes a(s) letra(s) que estiver(em) faltando.

4. A indicação de responsabilidade trata apenas de uma indicação de autoria.

5. Área de descrição física descreve a extensão e outros detalhes físicos, as dimensões de um item. Se as sequências de páginas forem numeradas em romano e arábico, mas sem alteração da extensão da publicação, registre a sequência em romano.



O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é: