De acordo com Ribeiro (2004), os dados da primeira área de descrição são tirados da fonte principal de informação, variando de material para material. De acordo com essas informações, analise as assertivas abaixo sobre a área de título:

I. O título principal deve ser transcrito como aparece, com a mesma redação, a mesma ordem de palavras e a mesma grafia, mas não necessariamente com a mesma pontuação e uso de maiúsculas. Transcreve-se os acentos e sinais diacríticos como aparecem nos dados da fonte principal de informação de acordo com o uso da língua empregada no contexto.

II. O título equivalente é a segunda parte do título principal, introduzida pela conjunção “ou” ou pelas suas equivalentes em outras línguas entre vírgulas. Apesar da vírgula, escreve-se a sua primeira palavra com letra minúscula.

III. Em título principal incluindo símbolos e caracteres impossíveis de transcrever, descreve-se esses sinais entre colchetes. É o caso de interpolação prescrita, por isto redigida na língua da agência catalogadora. E se o título principal estiver fora da fonte principal de informação, registra-se em nota a fonte de onde foi tirado.

IV. O título principal pode ser abreviado por meio de reticências desde que sejam conservadas as suas cinco primeiras palavras, excluindo o título alternativo, sem comprometer a sua identificação.

V. Na ausência de um título principal, cria-se livremente um título extenso entre colchetes. Esse é o caso de um item sem fonte principal de informação ou sem a sua substituta; sendo possível, encontra-se título em outra fonte.



Quais estão corretas?