O programa da IFLA pode efetivamente contribuir para a elaboração de projetos de memória institucional nas bibliotecas universitárias a partir dos planos estratégicos, os quais fornecem informações que norteiam ações de preservação. Os planos apresentam estrutura clara e estão divididos em missão, metas e ações. Assim o desenvolvimento de projetos no âmbito da memória institucional no contexto das BUs representaria um conjunto de ações orquestradas, identificando o que preservar, quando, onde e quem (equipe de trabalho), visando à preservação de documentos e patrimônios representativos da instituição, bem como gerando produtos ou serviços os quais ajudariam na divulgação e conscientização da preservação da memória institucional. Sobre o desenvolvimento de um projeto dessa natureza e o que as possíveis ações podem contemplar, analise as assertivas abaixo:

I. Gestão de riscos: são atividades coordenadas para mitigar riscos, buscando a identificação, causas e possíveis soluções para os perigos e ameaças existentes e que possam de alguma forma comprometer a segurança e a existência do acervo representante da memória institucional. Representa o diagnóstico de risco dos fatores extrínsecos, ligados às características próprias do material dos documentos (composição e constituição), e dos fatores intrínsecos, ligados ao meio ambiente em que os documentos se encontram, quais sejam: fatores ambientais como luz, temperatura, umidade e agentes biológicos.

II. Planos emergenciais contra sinistros de causas naturais e humanas: são atividades de planejamento e elaboração de estratégias de como proceder nesses casos, considerando as possibilidades de riscos, estratégias de ação, plano de recuperação e impacto social, preparação de instruções básicas para ação em casos de emergência a serem cumpridas por todo o corpo funcional, identificação dos recursos operacionais necessários para ação, treinamento de equipe, etc.

III. Formação de equipe: formação de grupo de trabalho, equipe funcional, com vistas ao desenvolvimento de programas ou projetos de memória institucional.

IV. Campanhas para preservação da memória da biblioteca: desenvolvimento de campanhas (cursos, palestras e seminários) de modo a divulgar e conscientizar toda a equipe de trabalho da instituição sobre a importância da preservação da memória institucional.



Quais estão corretas?