Leia o texto a seguir para responder à questão.
Mudanças e incertezas são companheiras da humanidade
Ao longo do tempo, elas sempre causaram impacto na forma de pensar e fazer qualquer coisa, bem como no comportamento das pessoas. Se compararmos como viviam nossos avós e como vivemos hoje, vamos perceber que muitos comportamentos que eles tinham nós não temos mais, e muitos comportamentos que temos hoje, eles desconheciam.
E assim, de geração em geração, essas mudanças vão acontecendo, fruto das influências oriundas da evolução da ciência, da filosofia e das novas tecnologias. O interessante desse processo é que nós, seres humanos, somos um sistema complexo, mas extremamente adaptável e interdependente, o que nos torna capazes de evoluir junto com as mudanças que nos surpreendem. (...) os outros animais nascem e já saem correndo. O ser humano não, nasce frágil e vai crescendo e se adaptando ao ambiente. E assim, vamos analisando o mundo hoje, a realidade do século XXI e como isso vem influenciando pessoas, relacionamentos, negócios, carreiras e trabalho.
Qualquer aluno destes tempos que esteve na escola estudando história, aprendendo sobre maias, incas e astecas, deve parar hoje e pensar em como será contada a história do século XXI nas escolas, nas salas de aula do futuro e de que forma tudo o que vivemos irá refletir na história. A princípio, não sabemos nem mesmo se nesse futuro incerto teremos salas de aula, mas uma coisa é fato: a última pandemia ficará marcada como um grande divisor de águas para a humanidade.
Não somente a pandemia que nos cercou e sim a aceleração digital dos últimos tempos e o excesso de informações, já moldadas pela IA que nos rodeia diariamente, nos lançaram num abismo dinâmico em todas as dimensões de nossas vidas. (...)
Bem-vindo ao novo mundo. O famoso guru da administração mundial, Alvin Tofler, disse certa vez, há muitos anos: “O líder do futuro será aquele que souber aprender, desaprender e reaprender”. O que sabemos hoje é provável que não nos sustente amanhã. Por isso, a palavra-chave é reconstruir. Mas não basta reconstruir se não aplicar a mudança, inclusive da nova mentalidade, aplicando o que aprendeu.
REGINA, Gilclér. Mudanças e incertezas são companheiras da humanidade. A Folha do Sudoeste.09 out. 2025. Disponível em <https://www.jornalafolha.com.br/noticia/mudancas-e-incertezas-sao-companheiras-da-humanidade>.
O texto “Mudanças e incertezas são companheiras da humanidade” defende a ideia de que: