De acordo com dados do Censo 2022 (IBGE) e do Censo Escolar (Inep,2023), o Brasil apresenta significativa diversidade social, cultural, étnica, linguística e de condições físicas, sensoriais e cognitivas entre seus cidadãos. No contexto educacional, cerca de 1,8 milhão de matrículas correspondem a estudantes público-alvo da educação especial, que frequentam majoritariamente classes comuns do ensino regular. Considerando as concepções de educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A inclusão implica reestruturar a escola em todos os seus aspectos: físico, pedagógico e organizacional, para atender às necessidades de todos os estudantes, deslocando o foco da adaptação do aluno para a adaptação do sistema escolar.

II. A educação especial, na perspectiva inclusiva, atua como modalidade transversal ao ensino regular, prestando apoio por meio do atendimento educacional especializado e colaborando com o professor da sala comum.

III. A integração escolar e a inclusão são conceitos incompatíveis, sendo que a inclusão implica a supressão das modalidades de ensino especial e regular.

IV. A avaliação do estudante com deficiência deve respeitar suas necessidades e potencialidades, contemplando flexibilização curricular e metodologias diferenciadas, sem reduzir objetivos de forma a promover aprovação automática.


Está correto o que se afirma apenas em