Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Psicologia
A trajetória da psicologia escolar pode ser remontada a partir do século XIX e, ao longo do tempo, sofreu mudanças quanto à sua concepção e formas de atuação. Considerando o desenvolvimento da psicologia escolar no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. No Brasil, até a metade do século XX, a psicologia escolar inicialmente se configurou como um campo de aplicação na medicina e na educação, possuindo um caráter clínico, com enfoque psicométrico e classificatório no tratamento dos problemas de aprendizagem.
II. A partir dos anos de 1980, o papel do psicólogo escolar começa a ser criticado, trazendo a discussão sobre os problemas de aprendizagem não mais como um problema individual, mas como um fenômeno complexo, que requer ser compreendido dentro de um contexto social, histórico, econômico e político.
III. Um importante marco para a psicologia escolar no Brasil foi a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, no final dos anos de 1980 e início de 1990, e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em especial pela atuação do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. Tais espaços têm contribuído para reflexões sobre a identidade do psicólogo escolar, das possibilidades de atuação em espaços educacionais, entre outras.
IV. Apesar dos avanços sobre a atuação do psicólogo escolar, incluindo sua atuação institucional e participação na formação de professores, a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não está incluída.
Está correto o que se afirma em
I. No Brasil, até a metade do século XX, a psicologia escolar inicialmente se configurou como um campo de aplicação na medicina e na educação, possuindo um caráter clínico, com enfoque psicométrico e classificatório no tratamento dos problemas de aprendizagem.
II. A partir dos anos de 1980, o papel do psicólogo escolar começa a ser criticado, trazendo a discussão sobre os problemas de aprendizagem não mais como um problema individual, mas como um fenômeno complexo, que requer ser compreendido dentro de um contexto social, histórico, econômico e político.
III. Um importante marco para a psicologia escolar no Brasil foi a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, no final dos anos de 1980 e início de 1990, e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em especial pela atuação do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. Tais espaços têm contribuído para reflexões sobre a identidade do psicólogo escolar, das possibilidades de atuação em espaços educacionais, entre outras.
IV. Apesar dos avanços sobre a atuação do psicólogo escolar, incluindo sua atuação institucional e participação na formação de professores, a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não está incluída.
Está correto o que se afirma em