Karina é psicóloga e trabalha com orientação vocacional e profissional. Para tanto, ela usa testes de personalidade e de interesses, que têm como objetivo mais do que diagnosticar – produzir reflexões que promovem o autoconhecimento. Tendo em vista os instrumentos disponíveis para a realização do processo de orientação vocacional e profissional, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos instrumentos possíveis de utilização é a Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), que possibilita a identificação dos interesses reais e relativos em diversos campos de interesses, desde o físico/matemático até o biológico/saúde.

II. O uso do Big Five – Modelo dos Cinco Fatores – agrupa características da personalidade em: extroversão, socialização ou amabilidade, realização ou consciência, neuroticismo e abertura à experiência e, ainda, permite investigar relações entre interesses profissionais e aspectos da personalidade.

III. Os tipos de interesses vocacionais propostos por Holland são: realista; investigativo; artístico; social; empreendedor; e convencional. Tais interesses são associados a determinados comportamentos.

IV. A utilização de testes de personalidade concomitante ao uso da AIP possibilita uma compreensão dinâmica da escolha de carreira.


Está correto o que se afirma em