Carlos Eduardo, especialista em psicologia escolar e educacional, trabalha em uma escola de ensino fundamental da rede municipal. Entre as ações que ele planejou para a formação continuada dos professores, uma foi a discussão sobre a relação personalidade x desenvolvimento x aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. No âmbito da psicologia escolar, a avaliação da personalidade tem objetivos diferentes de outras áreas da psicologia. No contexto educacional, uma avaliação de personalidade se volta para identificar causas possíveis para explicar problemas de aprendizagem, por exemplo.

II. O desenvolvimento da criança e do adolescente na perspectiva de Piaget se dá a partir da experiência, que pode ser física e lógico-matemática, sendo que a ação pode modificar ou transformar os objetos.

III. O estágio de desenvolvimento sensório-motor; a atividade representativa egocêntrica e suas duas fases; a atividade representativa operatória; e o caráter ativo que sustenta o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente contribuem para uma pedagogia ativa.

IV. A partir da compreensão do desenvolvimento proposto por Piaget, para que ocorra a aprendizagem da criança e do adolescente, é necessário que exista a interação entre sujeito e objeto, uma vez que o conhecimento não está pronto e acabado e só pode ser elaborado por meio de uma construção contínua.


Está correto o que se afirma em