Um dos desafios que os professores enfrentam é manter os alunos interessados e atuantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, Maria Helena, psicóloga escolar, buscou trabalhar a construção de metodologias a serem utilizadas em sala de aula, que levam em consideração a motivação juntamente com os professores. Tendo em vista a relação entre motivação e educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria da autodeterminação evidencia dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. A primeira é considerada uma tendência inerente ao ser humano para buscar novidades e desafios, ampliar e exercitar suas capacidades, explorar e aprender. A segunda está vinculada a comportamentos desencadeados com o objetivo de obter algum ganho ou recompensa sem necessariamente guardar relação com a atividade-fim.

II. Para a teoria da autodeterminação, a motivação intrínseca e extrínseca são antagônicas, sendo a autodeterminação orientada pela motivação intrínseca.

III. Caso as atividades propostas no âmbito escolar não apresentem um atrativo natural, que permita aos alunos realizarem o que lhes é proposto com interesse e entusiasmo, elas não serão realizadas de modo espontâneo por grande parte dos alunos, sendo, provavelmente, realizadas a partir de motivos extrínsecos.

IV. O papel do professor é atuar como um mediador entre aluno e conhecimento, assumindo a tarefa de criar um ambiente de aprendizagem que favoreça a autonomia e o envolvimento interpessoal, ao invés de criar um ambiente altamente controlador.


Está correto o que se afirma apenas em