Observe e analise a charge a seguir, reconhecida como a primeira charge política publicada no Brasil. O autor, Manoel de Araújo, nasceu em 1806 na cidade de Rio Pardo/RS. Começa a estudar pintura e desenho aos 16 anos, adotando o sobrenome Porto-Alegre em referência ao estado em que nasceu. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1827, ingressando na Academia Imperial de Belas Artes, estudando com o francês JeanBaptiste Debret. Em 1831, viaja com Debret para a Europa, tendo lições com outros grandes mestres da França, da Itália, da Inglaterra e da Bélgica. Por lá conheceu as publicações humorísticas de caricaturas políticas que circulavam no continente. Ao regressar ao Brasil em 1837, publica no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, no dia 14 de dezembro, a charge intitulada “A Campainha e o Cujo”.

A legenda no rodapé da página representa um diálogo:

Disponível em: https://nanquim.com.br/1837-a-campainha-e-o-cujo-de-manoel-de-araujo-porto-alegre/ Acesso em 20 ago 2025.
A charge apresentada aponta para uma questão frequente ao longo de diferentes épocas e conjunturas da História, inclusive no Brasil regencial, pois se refere: