Nelson Carvalho Marcelino, ao analisar as relações entre lazer e educação, critica as visões que reduzem o lazer a um mero tempo de descanso ou a um instrumento para fins utilitários. A respeito da concepção de lazer como um tempo privilegiado para a vivência de valores, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O lazer, em uma perspectiva crítica, é compreendido como um tempo/espaço de vivência lúdica de manifestações culturais, caracterizado pelo desinteresse, pela liberdade de escolha e pela busca do prazer.

(__)A educação para o lazer tem como objetivo principal ensinar os indivíduos a ocuparem seu tempo livre com atividades produtivas e que contribuam para o aumento de sua eficiência no trabalho.

(__)As práticas de lazer, por ocorrerem em um tempo "livre" das obrigações, estão totalmente isentas das influências ideológicas e dos condicionamentos sociais presentes no mundo do trabalho.

(__)A vivência do lazer pode ser um espaço de resistência à lógica mercantil e de exercício da autonomia, da criticidade e da criatividade, contribuindo para a formação de um sujeito mais pleno e participante.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.