Nas últimas décadas, o debate historiográfico tem problematizado a relação entre narrativa, representação e verdade histórica. Historiadores como Roger Chartier, José D’Assunção Barros e Vavy Pacheco Borges afirmam que a história, ao ser escrita, não reproduz o passado tal como ele foi, mas o constrói discursivamente através de escolhas interpretativas, métodos e mediações documentais. Nesse sentido, discutir os limites e aproximações entre história e ficção tornou-se um eixo importante para compreender a produção do conhecimento histórico contemporâneo.
“São os homens que fazem a história; mas, evidentemente, dentro das condições reais que encontramos já estabelecidas, e não dentro das condições ideais que sonhamos. Eis aí a razão de ser, a justificativa da história, em seu segundo sentido: o conhecimento histórico serve para nos fazer entender, junto com outras formas de conhecimento, as condições de nossa realidade, tendo em vista o delineamento de nossa atuação na história” (Borges, Vavy Pacheco. O que é História? São Paulo: Brasiliense,1993, p.48).

Com base nas reflexões apresentadas pela citação acima e nos seus conhecimentos históricos, leia as afirmativas e marque a alternativa correspondente:


I. A história, enquanto discurso, procura representar o real passado, mesmo sabendo que ele já não existe mais como experiência direta.

II. A ficção pode dialogar com o real, mas não assume compromisso com sua representação factual ou com validações documentais.

III. História e ficção operam como discursos equivalentes, sem distinções quanto aos seus objetivos e métodos.

IV. A escrita da história depende da interpretação dos vestígios documentais e das mediações culturais que moldam o olhar do historiador.

V. A história garante uma transparência total entre o acontecimento passado e sua narrativa, eliminando qualquer possibilidade de subjetividade.

VI. Tanto a história quanto a ficção lidam com linguagem e construção narrativa, mas diferem em relação aos seus critérios de prova, método e compromisso com evidências.