A memória, a identidade e a cultura são conceitos fundamentais para compreender como grupos sociais constroem interpretações sobre o passado e articulam essas narrativas com o presente. Ao mesmo tempo, o ensino de História contemporâneo passou a reconhecer diferentes perspectivas, questionando versões únicas ou oficiais do passado e considerando a diversidade das experiências humanas.
Com base nesses princípios e nos seus conhecimentos prévios, leia as afirmativas abaixo, sinalizando (V) para verdadeira e (F) para falsa. Em seguida, marque a alternativa correspondente:
( ) A memória cultural de uma sociedade é sempre homogênea e consensual, pois todos os grupos compartilham exatamente as mesmas experiências históricas e interpretações do passado.
( ) As identidades culturais são dinâmicas e podem se transformar ao longo do tempo, refletindo processos históricos, intercâmbios culturais e mudanças estruturais no modo de vida de um grupo.
( ) O ensino de História tem como prioridade preservar apenas as narrativas oficiais consolidadas ao longo do tempo, mesmo que isso implique ignorar vozes marginalizadas ou silenciadas historicamente.
( ) A memória coletiva é relacionada à construção identitária e pode ser seletiva, destacando certas lembranças enquanto outras são esquecidas ou omitidas.
( ) As políticas de memória podem envolver disputas sociais, pois diferentes grupos podem reivindicar reconhecimento histórico de suas experiências e traumas.
( ) A cultura e a memória não possuem relação direta com a formação da identidade coletiva, estando restritas apenas ao campo das manifestações artísticas e folclóricas.