Os documentos curriculares contemporâneos, incluindo o Projeto Político-Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Mauriti, Ceará, orientam valores e constroem currículos com premissa integrativa, percebendo a promoção da formação crítica, ética e cidadã, articulando diferentes linguagens, fontes e interpretações históricas. Essa concepção busca desenvolver a autonomia intelectual dos estudantes, estimulando-os a compreender a complexidade dos processos históricos e sua relação com o tempo presente.
Com base nessa perspectiva, leia as afirmativas e, em seguida, marque a alternativa correspondente:
I. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e permanência das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, constitui uma das competências previstas para o Ensino Fundamental.
II. A formulação de hipóteses, questionamentos e argumentos sobre documentos e situações históricas deve evitar o uso de linguagens diversas, priorizando apenas fontes escritas tradicionais como meio válido de pesquisa.
III. Uma das competências é reconhecer interpretações produzidas por diferentes sujeitos, culturas e povos em um mesmo contexto histórico, posicionando-se criticamente com base em princípios democráticos, inclusivos e sustentáveis.
IV. O uso de tecnologias digitais não faz parte das competências esperadas para o ensino de História, pois seu emprego interfere negativamente na análise rigorosa de fontes e processos históricos.
V. O ensino de História deve incentivar o estudante a relacionar acontecimentos do passado com questões contemporâneas, promovendo leitura crítica das permanências, rupturas e disputas sociais.