A pintura A Guerra dos Palmares (1955), do artista plástico, desenhista, ilustrador e cartunista paulistano Manoel Victor de Azevedo Filho (1927–1995), representa uma cena idealizada de resistência do Quilombo dos Palmares contra forças coloniais portuguesas. Em anos recentes, imagens semelhantes vêm sendo manipuladas digitalmente mediante o uso da Inteligência Artificial e reapresentadas em redes sociais como se retratassem conflitos contemporâneos em favelas brasileiras. Segundo reportagem da BBC (2024), deepfakes e reconstruções visuais adulteradas passaram a alimentar desinformação histórica, reforçando narrativas racistas, violentas ou anacrônicas sobre grupos sociais negros, indígenas e periféricos. Em uma sala de aula do ensino fundamental, uma versão dessa pintura circula entre estudantes, agora editada digitalmente para representar guerrilheiros de Palmares enfrentando policiais armados no Complexo do Alemão, em um suposto evento datado de 2025.

Figura 2. A Guerra dos Palmares. Manuel Vítor. óleo sobre tela. (1955)
Considerando o papel do ensino de História, o uso pedagógico de fontes visuais e os riscos associados ao uso de Inteligência Artificial na produção de desinformação, negacionismos científicos e historiográficos, marque a alternativa correta: