Uma Emergência Psiquiátrica (EP) é qualquer tipo de distúrbio do pensamento, sentimentos ou ações que envolva risco de morte ou risco social grave, necessitando de uma intervenção terapêutica rápida. Em relação à atuação do enfermeiro nas emergências psiquiátricas, analise as afirmações e atribua as alternativas com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O objetivo de um atendimento de emergência é a estabilização do quadro, evitar o risco de morte, reparar danos (se houver), aliviar o sofrimento, estabelecer uma hipótese diagnóstica, excluir causas orgânicas para a crise, prevenir a repetição do episódio e orientar a família e o indivíduo.

( ) No manejo de emergências psiquiátricas, os serviços de saúde mental adotam como prática o uso de contenção física de forma imediata para os casos de agitação psicomotora e agressividade.

( ) O cuidado de Enfermagem ao paciente com histórico de tentativa de suicídio requer avaliação rigorosa quanto às alterações psíquicas e ao risco de nova tentativa, redobrando os cuidados.

( ) Situações de emergência psiquiátrica requerem do enfermeiro tomada de decisão imediata, intervenções urgentes em curto espaço de tempo, conhecimento teórico e prático, para agilidade no manejo do paciente.

( ) No paciente em situação de crise, o enfermeiro deve identificar as manifestações de comportamento, o evento desencadeante, os sistemas de apoio e avaliar as condições físicas e mentais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: