O alcoolismo, compreendido cientificamente como Síndrome de Dependência do Álcool (SDA), é um grave problema de saúde pública, sendo um dos transtornos mentais mais prevalentes na sociedade. Sobre o cuidado de Enfermagem para pessoas com abstinência alcoólica (SAA), entende-se que:

I. O enfermeiro deve reconhecer os sinais e sintomas físicos e psíquicos da síndrome de abstinência alcoólica para o planejamento da assistência e prestação dos cuidados necessários.

II. As pessoas com síndrome de abstinência alcoólica (SAA) requerem cuidado específico e atenção integral, caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas em níveis leve, moderado, grave e gravíssimo.

III. O delirium tremens por abstinência alcoólica deve ser encarado como uma emergência, pois oferece risco ao paciente. Os principais sintomas são paranoia, desorientação, sinais vitais exacerbados, vômitos, tremores, delírios e alucinações visuais, táteis e de cunho persecutório. Pode ocorrer intensa agitação psicomotora, letargia, entre outros.

IV. Os cuidados de Enfermagem devem se restringir apenas às intervenções nas situações de crise, com a execução imediata das ações, podendo-se usar ainda de meios mais coercitivos.


Estão CORRETAS: