A avaliação pré-operatória tem como objetivo estimar o risco cardiovascular e otimizar as condições clínicas do paciente antes de procedimentos cirúrgicos não cardíacos, considerando o tipo de cirurgia, comorbidades e capacidade funcional. Considerando as recomendações atuais sobre estratificação de risco cardiovascular no período perioperatório, analise as afirmativas a seguir.


I. A estratificação do risco cirúrgico inclui a avaliação do tipo de cirurgia, sendo considerados de alto risco os procedimentos vasculares maiores e os torácicos complexos, que apresentam risco de eventos cardíacos maiores ≥5%.


II. O uso de betabloqueadores no pré-operatório deve ser continuado nos pacientes que já faziam uso crônico, mas não é recomendado iniciar a medicação imediatamente antes da cirurgia em pacientes sem uso prévio.


III. Pacientes com capacidade funcional inferior a 4 METs e múltiplos fatores de risco cardiovasculares devem ser submetidos à estratificação adicional com teste não invasivo, mesmo em cirurgias de baixo risco.



Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).