Em relação à língua, linguagem, variações linguísticas, leia as alternativas, coloque (V) verdadeira ou (F) falsa e assinale a alternativa devida.



( ) A formação, o desenvolvimento e a expansão da Língua Portuguesa estão obviamente vinculados à história dos povos que a criaram e ainda hoje a empregam e transformam.



( ) O Português é uma língua neolatina, novilatina ou românica, pois foi formada com base nas transformações verificadas no latim levado pelos dominadores romanos à Região da Península Ibérica.



( ) O Português no seu desenvolvimento histórico, tem os seguintes períodos: 1- Protoportuguês – do século IX ao século XII. A documentação desse período é muito rara, são textos redigidos em latim bárbaro, nos quais se encontram algumas palavras portuguesas; 2- Português histórico – do século XII aos dias atuais. Esse período subdivide-se em duas fases: a fase arcaica ´do século XII até o século XV e a fase moderna – do século XVI aos dias atuais.



( ) Na fase arcaica do Português, houve inicialmente uma língua comum ao noroeste da Península Ibérica, (regiões da Galiza e norte de Portugal), o galegoportuguês ou galaico-português, fartamente documentado em textos que incluem uma literatura de elevado grau de elaboração, (a lírica galego-portuguesa). Com a separação política de Portugal e sua posterior expansão para o sul, o português e o galego se foram individualizando, transformando-se o primeiro numa língua nacional e o segundo numa das línguas que, na Espanha, coexistem como castelhano.



( ) Na fase moderna do Português, devemos distinguir o português clássico, (séculos XVI e XVII) do português pós-clássico, (do século XVIII aos nossos dias). Na época do português clássico, tiveram início os estudos gramaticais e desenvolveu-se uma extensa literatura, em grande parte influenciada por modelos latinos. No período pós-clássico, a língua começou a assumir as características que hoje apresenta.