Leia as afirmações sobre o Conto Missa do Galo, de Machado de Assis, indique se são (F) falsas ou (V) verdadeiras e marque a alternativa propícia.



( ) Se de um lado Conceição nos é apresentada como mulher desprovida de maiores atrativos, por outro, aparece capaz de seduzir Nogueira, cheia de encanto e malícia.



( ) Se o aparecimento na sala parece casual, há indicações para que o leitor suspeite ter sido um ato deliberado de Conceição, uma tentativa de manter um contato mais íntimo com Nogueira. Para isso concorrem certas contradições em que ela cai, durante o diálogo, quando o rapaz pergunta se a havia acordado.



( ) É contraditório o fato de que, embora a aparência de Conceição venha qualificada de “honesto desalinho”, há pequenos movimentos, pretensamente casuais, responsáveis por colocar à mostra partes do corpo da mulher que atraem particularmente a atenção do rapaz: o desbruçar-se sobre a mesa, com as mangas desabotoadas, descobrindo metade dos braços; o movimento com a saia descobrindo por instantes o bico das chinelas de alcova. Não podemos deixar opaco e indiferente, em um olhar lânguido e a certa altura qualificado de esperto.



( ) Missa do Galo: O enredo do conto gira em torno de um homem que vai à missa de Natal na igreja para ouvir a tradicional Missa do Galo. No entanto, ele não presta atenção à cerimônia e em vez disso, começa a pensar em sua vida e em suas preocupações. O homem começa a imaginar a si mesmo como um galo que está sendo sacrificado e a igreja como um matadouro. Essa metáfora é usada para refletir sobre a ideia da morte e da vida eterna.



No final, o homem é trazido de volta à realidade da missa e com um sentimento renovado de esperança, sai da igreja com a intenção de mudar sua vida. a